Abandono

Moradores do bairro São José protestam contra as más condições do cemitério em Santa Maria

"

As más condições e abandono do cemitério São José está revoltando a comunidade do bairro. Além de familiares de moradores, há 24 vítimas da Kiss enterradas lá e as famílias sofrem com o desrespeito e ação de vândalos que estão depredando o cemitério. Por isso, moradores do bairro, parentes e amigos das vítimas ascenderam velas para chamar atenção das autoridades sobre a falta de manutenção e vigilância no cemitério. O velaço, como os organizadores intilurama o ato, aconteceu às 19h30min desta quarta-feira e reuniu cerca de 100 pessoas no cemitério.

Márcia Medianeira Silveira, que organizou a ação, disse que desde que a prefeitura retirou o vigilante, há cerca de dois anos, quando implantou a Guarda Municipal, o cemitério virou terra de ninguém.
_ Os ladrões depredaram banheiros, roubaram fios de luz e quebraram as lâmpadas, por isso, à noite, não há nenhuma iluminação no local_ contou Márcia.

Os moradores também relataram o roubo de argolas dos túmulos. Durante o protesto, circulou um abaixo-assinado onde eles reivindicam portões novos, construção de muros em volta do cemitério, e que se proíba a circulação de carros dentro do cemitério. Segundo Márcia,  o São José virou passagem da BR-287 para a ERS -509.

O secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, disse que já está no planejamento da pasta realizar melhorias no local. Em relação à vigilância, Calil explicou que ela compete à Guarda Municipal, mas que a ronda deverá ser intensificada, tanto no turno do dia, como à noite.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quarta-feira segue abafada, mas nebulosidade aumenta em Santa Maria

Próximo

17,6% das empreiteiras em Santa Maria tinham irregularidades

Geral